sexta-feira, 10 de julho de 2009

Olinda: Festival da Cultura Japonesa


Do JC Online

Na programação, oficina de dobradura de papel para as crianças
Foto: Divulgação Uma das maiores festas populares do Japão, a Tanabata, chega à sua terceira edição em Olinda, neste sábado (11), a partir das 14h até as 18h. O 3º Festival das Estrelas (Tanabata) de Cultura Japonesa acontece no Johrei Center Olinda, igreja messiânica de origem japonesa, situada no Bairro Novo. O grupo jovem da instituição vai promover exposição de artigos nipônicos, palestra e venda de alimentos orgânicos.

A programação da festa inclui feira de artesanato (mandalas, bolsas, bijuterias, objetos de decoração), produtos da Agricultura Orgânica Chico Mendes, de Pombos, no interior do Estado, exposição e venda de flores e bonsais, oficinas de dobraduras de papel para crianças (origami) e palestra sobre bem-estar e meio ambiente. Para completar o clima, a feira terá música japonesa ambiente.

A LENDA - Realizada na sétima noite do sétimo mês do ano, a Tanabata Matsuri é uma comemoração de origem japonesa. A lenda conta que há muito tempo morava próximo à Via-Láctea a princesa Orihime que se apaixonou pelo jovem Kengyu. O pai dela, Tenkou - Senhor Celestial, ficou indignado com a falta de responsabilidade do casal que deixou de lado suas obrigações para curtir o romance e obrigou-os a morar em lados opostos da galáxia.

Percebendo a tristeza da filha, o pai pai resolveu permitir que o jovem casal se encontrasse, porém somente uma vez por ano, no sétimo dia do sétimo mês do calendário lunar, desde que cumprissem sua ordem de atender todos os pedidos vindos da Terra nesta data. Na mitologia japonesa, este casal é representada por estrelas situadas em lados opostos da Via-Láctea, que realmente só são vistas juntas uma vez por ano: Vega (Orihime) e Altair (Kengyu).

Serviço
Johrei Center Olinda
Rua Professor José Cândido Pessoa, 201, Bairro Novo - Olinda (atrás da Praça 12 de março)
Funcionamento: das 8h às 19h
Telefone: (81) 3429.4976


.

Nenhum comentário: