quarta-feira, 22 de julho de 2009

Olinda lidera ranking do Nordeste como município mais violento para adolescentes

Pernambuco tem 3 municípios na lista


O estudo apresentado, ontem, aponta que Pernambuco tem três municípios entre a lista dos 20 mais violentos em 2006 para adolescentes. A situação considerada mais grave foi a de Olinda, que apresentou índice de 6,54 assassinatos para cada mil habitantes naquele ano. Jaboatão dos Guararapes, também na Região Metropolitana do Recife (RMR), veio logo depois com média de 6,04, seguida do Recife, com 6,03. Segundo o estudo, Olinda também estava no topo do ranking em toda a região Nordeste, enquanto Recife foi, junto com Maceió, em Alagoas, a capital brasileira com maior número de assassinatos de adolescentes há três anos. No interior, destacaram-se Vitória de Santo Antão (4,59), Caruaru (3,60), Garanhuns (3,12) e Petrolina (3,08).

O secretário especial de Articulação Social, Waldemar Borges, destacou que, ao assumir o governo, em 2007, a atual gestão colocou em prática políticas de segurança e cidadania que têm colaborado para a redução de homicídios no estado, como o "Governo Presente", que integra o Pacto pela Vida e foi lançado em novembro do ano passado no bairro de Santo Amaro. A iniciativa já é aplicada também no Ibura, no Recife, e em Peixinhos, em Olinda. Até o fim do ano, deve alcançar 14 municípios da RMR, entre eles Jaboatão dos Guararapes, com atividades de inclusão social levadas à frente por várias secretarias de estado. A intenção é atuar nas áreas mais vulneráveis a partir da incidência de crimes violentos letais intencionais (CVLI).

"Estamos apresentando resultados consistentes no que diz respeito à redução de homicídios no estado e, por ser de 2006, a pesquisa não leva em conta os efeitos dessas políticas e não aponta uma série histórica para que possamos avaliar o avanço ano a ano desses municípios", destacou Borges. Segundo ele, os últimos sete meses apresentaram quedas consecutivas de assassinatos em 77 focos de atenção prioritária em Pernambuco. "De novembro de 2008 a junho deste ano, por exemplo, tivemos nove mortes em Santo Amaro. Já entre novembro de 2007 e junho do ano passado foram notificadas trinta mortes", comparou. Os dados do governo apontam, ainda, que entre junho de 2008 e junho de 2009, o número de homicídios em Pernambuco reduziu 19,23%.

Para o coordenador da Unicef em Alagoas, Paraíba e Pernambuco, Salvador Soler, a pesquisa mostra que as políticas públicas ainda não têm sido suficientes. "A violência nessa idade tem raiz. Antes de ser vítima de homicídio, o adolescente passou pelo ambiente familiar e pela escola. Precisamos de escolas de tempo integral de qualidade, vistas como direito e não como ocupação de jovens, com cultura, esporte e lazer", disse.


http://www.diariodepernambuco.com.br/2009/07/22/brasil1_1.asp



OLINDA URGENTE - MAIS DE 173.000 ACESSOS E 3.000 POSTAGENS - UM BLOG EM DEFESA DE OLINDA.

.

Nenhum comentário: