sexta-feira, 31 de julho de 2009

Olinda: Lançamento do livro "Peixinhos: Um rio por onde navegam um povo e suas histórias"

MUITA EMOÇÃO. CULTURA E ARTE. AMIGOS. HOMENAGEM A PESSOAS E FAMÍLIAS QUE CONSTRÓEM A HISTÓRIA DE PEIXINHOS. FOI ASSIM O LANÇAMENTO DO LIVRO DE ZULEIDE DE PAULA.

Zuleide volta a Escola Dom Bosco, 2009


Depoimento de Zuleide de Paula sobre seu livro "Peixinhos - Um rio por onde navegam um povo:

"Meu nome é Zuleide de Paula da Silva. Nasci em 23 de julho de 1944. Tenho oito filhos (Zelânia, Zélia, Zulaine, Zênia, Naide, Neide, Daniele e Reinaldo, este falecido em 1999, aos 20 anos, vítima do descaso da saúde pública para com os menos favorecidos).

A perda do meu filho me faz lutar cada vez mais para tentar dimninuir as desigualdades sociais.

Esses filhos me deram doze netos.

Apesar das condições adversas que encontrei na vida, felizmente consegui atingir um grau satisfatório nos estudos.

Sou grata ao Instituto de Educação de Pernambuco - IEP, onde cursei o ginásio, mas minha base foi na Escola Dom Bosco, de Peixinhos.

A publicação deste livro é uma das minhas realizações mais profundas.

Não tem a pretensão de ser definitivo nem completo.

Certamente constitui um pequeno recorte de alguém que mantém com Peixinhos uma relação de afinidade e carinho e que encontrou em seu caminho pessoas e fatos que lhe motivaram a escrever uma, dentre tantas possíveis histórias deste lugar.

Em julho de 1990, ocorreu-me um fato curioso. Ouvi de alguém, durante uma reunião na comunidade, a pretexto de um assunto que estava sendo discutido, a seguinte frase: não tenho recalques e nem frustrações.

Aí pensei: será possível?

Olhamos em nossa volta e lá estavam os recalques, as frustrações, os desejos contidos, as mágoas, as invejas, os ciúmes.

Felizmente, no mesmo lugar estavam, também, as belas recordações, a gratidão, o amor, a saudade, as histórias vividas e a força de um povo que se une e se organiza.
Todos devem escrever uma história, de preferência real.

Pois todo ser humano tem sua história.

Esta é a minha, que também poderá ser a sua.

E eu pedi a Deus, aos bons anjos, santos e espíritos de luz, ajuda e orientação para passar para o papel não só as dores, mas também o prazer de tudo que faz parte da história de Peixinhos.


LIVRO RESGATA A HISTÓRIA DE PEIXINHOS A PARTIR DA VIDA DO SEU POVO





O poeta Ivan Almeida recitou um poema, de sua autoria, sobre o Rio Beberibe



Zuleide de Paula e o vereador de Olinda Marcelo Santa Cruz

O professor, radialista e jornalista José Mário Austregésilo






Donana, presidente do PT de Olinda

João Higino, Seu João do Sorvete, foi um dos homenageados



Aristóteles de Paula

O poeta Oriosvaldo Limeira de Almeida

Ovídio Ferreira de Paula



OLINDA URGENTE - MAIS DE 175.000 ACESSOS E 3.000 POSTAGENS - UM BLOG EM DEFESA DE OLINDA

.

Nenhum comentário: