domingo, 5 de julho de 2009

Para amar Olinda

Projeto // Série de vídeos produzida por cineasta tenta sensibilizar turistas e moradores

O projeto Viva Olinda da cineasta Kátia Mesel é um passeio pela história, os casarios e as manifestações culturais da cidade Patrimônio Cultural da Humanidade.

Tânia Passos
taniapassos.pe@diariosassociados.com.br

Os costumes, as tradições culturais e sua arquitetura histórica. Ver Olinda como ela é. O projeto Viva Olinda da cineasta Kátia Mesel é um passeio pela história, os casarios e as manifestações culturais da cidade Patrimônio Cultural da Humanidade e a primeira capital brasileira da cultura. Olhar tudo isso e ajudar a preservar. O projeto de Mesel foi selecionado pelo Programa Monumenta e tem como desafio sensibilizar turistas, visitantes e, principalmente, fazer o morador de Olinda se apaixonar por tudo que a cidade oferece para, a partir daí, desenvolver o hábito da educação patrimonial.

A série de três vídeos com linguagem diferenciada para cada público já está nas escolas públicas de Olinda. "Foram 150 cópias. Os professores foram orientados a trabalhar o conteúdo com os alunos", explica a cineasta Kátia Mesel. Segundo ela, o vídeo dirigido ao público jovem ressalta a responsabilidade social de como é crescer em Olinda. "Os jovens são agentes multiplicadores, daí a importância de atraí-los para o contexto da cidade patrimônio", revela.

Para os que passam pela cidade e admiram seu acervo histórico e cultural, o vídeo ressalta a necessidade de conhecer a cidade. "Respeitar a sinalização, não agredir o patrimônio e evitar ir de carro ao centro histórico. Afinal, Olinda é para ser apreciada a pé", diz Mesel. O projeto teve parceria da Prefeitura de Olinda e apoio da Aeso.



http://www.diariodepernambuco.com.br/2009/07/05/urbana10_0.asp

Nenhum comentário: