sexta-feira, 31 de julho de 2009

Olinda: Blog "Acerto de Contas" realiza chat com Renildo Calheiros


O BLOG "ACERTOS DE CONTAS" REALIZOU CHAT (ENTREVISTA, BATE-PAPO) COM O PREFEITO RENILDO CALHEIROS DE OLINDA:

Renildo Calheiros disse:
30/07/2009 às 11:07
Bom Dia a todos os leitores do Acerto de Contas. É um prazer estar com vocês e espero que nossa conversa possa esclarecer vários assuntos importantes que interessem à população de Olinda

Daniel Tabosa disse:
30/07/2009 às 11:10
Prefeito, bom dia ! Tenho algumas questões, mas pretendo começar pela que considero mais grave:

O transbordamento do canal do Bultrins é endêmico. Quando chove um pouco mais, a Rua São Miguel e adjacências ficam debaixo d´água e intransitáveis, dificultando a vida de quem sai de Olinda rumo ao trabalho. Os governos anteriores tentaram mas não conseguiram solucionar o problema. Qual é o plano do teu governo para o caso ?

Renildo Calheiros disse:
30/07/2009 às 11:27
Daniel,

agradeço a pergunta. A resposta para esse tema é longa, mas é importante nos aprofundarmos.

Olinda é uma cidade situada ao nível do mar, cortada por mais de 30 canais, com muitos córregos, lagos e restos de lagoas. Vários desses canais não têm a declividade necessária para a água chegar até o mar. Além disso, Olinda é uma cidade com muitas áreas demorro, sempre que chove dois fenômenos graves se juntam: primeiro, é o que o lençol freático, que já muito alto na cidade e faz com que a cidade permaneça encharcada durante muito, logo se eleva e traz a água até a superfície. O outro fenômeno é que água que desce da parte alta traz com ela volume considerável de sedimentos, que obstrui a passagem da água e vai entupindo as galerias e canais.

O Bultrins é um excelente exemplos desses fenômenos. Veja que algumas famílias sobrevivem retirando a areia de dentro do canal do Bultrins para vender. Esse é um fato que pode ser visto por todos que passam pela avenida Chico Science. Mesmo assim, a calha nunca aumenta, isso dá uma ideia da quantidade de sedimentos que são depositados ali diariamente.

Contudo, o Bultrins, o canal do Fragoso e o canal do rio Doce, irão passar por um processo de transformação muitpo grande. Esses canais estão incluídos em um projeto do PAC, que já foi aprovado. O primeiro trecho, exatamente o canal do Bultrins já está sendo licitado. Será feita a calha do canal,a desobstrução dele e serão removidas algumas casas que impedem que a máquina de limpeza tenha acesso ao canal, o que facilitará a limpeza e a manutenção.

Os outros dois trechos, Fragoso e Rio Doce, estão em fase de elaboração do projeto. Serão alargadas as calhas deles e, em suas margens, serão construídas 2 avenidas ligando a PE-15 à ponte do Janga. Esta obra do PAC não é a fundo perdido, é um financiamento que está sendo feito pelo Governo de Pernambuco para ajudar Olinda.

Há muitos outros detalhes, mas a resposta ficaria ainda mais longa.

Marcelo disse:
30/07/2009 às 11:15
Renildo
Com sinceridade, o que acha de Roberto Freire?

Renildo Calheiros disse:
30/07/2009 às 11:28
Pula essa…

Maurício Barbosa disse:
30/07/2009 às 11:19
Prefeito Renildo
O senhor não acha que a construção da ciclofaixa foi um erro? Ando de bicicleta ali e ficou muito perigoso.
Pretende mexer ali e transfomar em uma ciclovia de verdade?

Renildo Calheiros disse:
30/07/2009 às 11:34
Em todos os lugares do mundo os gestores vêm procurando caminhos para que as cidades tenham mais áreas de lazer, de esportes e áreas para que as pessoas possam ter uma vida saudável.
Nosso problema na orla é que temos uma luta permanente com o mar.

Nossa avenida na orla é muito estreita, muito diferente de Boa Viagem. A ciclofaixa foi uma conquista, mas reconheço que é insuficiente. Tenho para você, Maurício, uma excelente notícia: depois de muitos anos de luta, conseguimos os recursos para um projeto que vai melhorar muito a orla de Olinda. Em primeiro lugar, a praia será urbanizada até a ponte do Janga, com a construção de uma avenida no trecho Casa Caiada - Rio Doce, serão construídos 11 banheiros modernos nesse mesmo trecho, todas as perdendiculares à beira-mar ainda não calçadas receberão calcamento. Além disso, será construía a ciclovia e uma pista de cooper do Bairro Novo até a ponte do Janga. Trata-se de um projeto arrojado,m que vai custar R$ 20 milhões, já assegurados pelo ministro do Turismo, que esteve em Olinda no dia 10 de junho para anunciar o projeto.

A primeira fase das obras começa ainda este ano e sua conclusão está prevista para o final de 2010. Serão feitas obras de contenção do avanço do mar em 3 trechos, o que permitirá a construção da avenida.

Daniel Tabosa disse:
30/07/2009 às 11:49
Pernambuco, a despeito de ser o estado mais importante do Nordeste, perde feio para todas as outras capitais no quesito orla turística.

O turista vai na orla de capitais menores como Maceió, João Pessoa e São Luís ( Natal e Fortaleza nem se comenta) e fica extremamente satisfeito com o que esses lugares podem oferecer em termos de lazer e gastronomia. Já em Olinda… Se serve de consolo, Boa Viagem não é lá essas maravilhas também.

Daniel Tabosa disse:
30/07/2009 às 11:51
Escrevi “Pernambuco”, mas na verdade quis me referir à capital e região metropolitana.

Gilson Raimundo disse:
30/07/2009 às 11:20
Prefeito, moro no Recife, mas trabalho em Peixinhos por onde passo todos os dias na avenida Presidente Kennedy. Vi que as obras começaram lá. Vai ser uma coisa parecida com a Avenida Conde da Boa Vista???

Renildo Calheiros disse:
30/07/2009 às 11:43
Gilson,

não. A avenida pres. Kennedy ficará parecida com a avenida Caxangá, com um corredor de ônibus na parte central, nos dois sentidos. O problema é que essa avenida é estreita para a construção dos corredores, pois se você só tiver de cada lado duas faixas, uma para carro e outra para ônibus, quando o ônibus parar o que vem atrás não teria como passar. Daí, é necessária mais uma faixa para os ônibus, como é na Caxangá. A solução foi alargar a Kennedy em frente às paradas.

No sentido Pan-Nordestina-Águas Compridas o alargamento será no lado direito. Ao todo serão 8 paradas.

A dificuldade é que as lojas precisaram ser recuadas. Em alguns trechos, isso foi feito de maneira negociada. Em outros, gerou uma demanda judicial. Daí, a demora. Para quem observa atentamente, é possível perceber que em alguns pontos o recuo já foi feito. Em outros, está sendo feito agora.

Esta é uma obra do Pró-Metrópole, em parceria com o Governo do Estado. E a avenida vai ficar muito bonita.

Quero fazer mais um comentário a respeitos dos buracos da kennedy, que você muito educadamente não comentou. Sei que causam muitos transtornos e desconforto. A empresa que está contratada para o serviço, estava aguardando 4 ou 5 dias consecutivos de sol, pois com chuva constante não há como aplicar asfalto em grandes extensões, contudo nós estamos agindo com muita firmeza e esses problemas em breve estarão solucionados.

João disse:
30/07/2009 às 11:22
Renildo, o que você está achando da crise no senado? Acha que Sarney deveria sair?

Renildo Calheiros disse:
30/07/2009 às 11:48
João,

a crise do Senado é eminentemente política. O senado é o território preferido pela oposição e pela mídia, pelo fato da oposição ter a metada das cadeiras do senado.

Esta crise está ligada a 2010. Só para se ter uma ideia, se você for na memória e lembrar da crise anterior, foi exatamente nela que a oposição derrubou a CPMF, subtraindo 40 bilhões que hoje fazem falta à Saúde Pública do Brasil. O presidente Lula tem consciência disso, daí o posicionamento firme dele.

No Senado, estão parte dos políticos mais experientes do Brasil. Em geral, ex-governadores. Espero que eles tenham maturidade para superar a crise e tirar lições que aprimorem o funcionamento do Senado e fortaleça ainda mais a democracia brasileira.

Bruno Muniz disse:
30/07/2009 às 12:04
“subtraindo 40 bilhões que hoje fazem falta à Saúde Pública do Brasil”

pelo oq eu soube, uma quantia ínfima ia para a saude…o resto ia pro bolso de alguns.

Poliana disse:
30/07/2009 às 11:23
Bom dia prefeito!

Gostaria de saber se existe algum projeto para calçamento de ruas em Ouro Preto?

Renildo Calheiros disse:
30/07/2009 às 11:52
Bom dia Poliana,

quero lhe dizer que sim. Ouro Preto é um bairro pelo qual tenho um carinho muito grande, já andei pelaas ruas de Ouro Preto.

Na semana que vem, entraremos no bairro com uma operação tapa-buraco. No verão, iremos executar o calçamento de algumas ruas e a construção de algumas áreas de lazer. Quero também dizer que na obra da construção do viaduto no Giradouro, nós asseguramos o paisagismo do canteiro central da PE-15, que vai ficar a coisa mais linda do mundo!

João disse:
30/07/2009 às 11:27
Existe algum projeto para requalificação da Vila Olímpica? Moro em Rio Doce e acho que a área precisa de mais cuidados. A pista de cooper, por exemplo, está cheia de buracos.

Renildo Calheiros disse:
30/07/2009 às 11:59
Sim, João, existe!

Estive na Vila Olímpica há alguns dias, visitei todas as instalações - a piscina, o ginásio, os banheiros, as quadras de areia, a pista de cooper - e me reuni também com o pessoal do projeto Criança Esperança. Estamos finalizando o projeto de requalificação da Vila Olímpica, mas não tenho ainda os recursos. Vamos fazer logo que o verão começar, algumas pequenas intervenções com recursos próprios para melhorar os equipamentos existentes.

Inscrevi também a Vila em um projeto no Ministério da Justiça, que está sob análise. .Aguardo a aprovação, mas quero assegurar que a Vila Olímpica será revitalizada.

CINTHIA CARVALHO disse:
30/07/2009 às 11:31
Prefeito, nos últimos dias vejo que o policiamento militar foi reforçado nas áreas de Olinda com os Alunos da Polícia militar, o que tem nos dado uma sensação de segurança nas ruas da nossa cidade, pergumto então se existe alguma parceria com o governo do estado para fortalecer a segurança da nossa cidade, pois no bairro de Jardim Atlântico mesmo, em qualquer horário está tendo assaltos, e estamos necessitando urgentemente de reforço na segurança do bairro.

Renildo Calheiros disse:
30/07/2009 às 12:08
Existe sim, Cinthia.

Primeiro, quero reconhecer o empenho do governador Eduardo Campos na área de Segurança Pública. Ele vem aumentando os efetivos da polícia e melhorando os equipamentos, contudo nosso grande desafio é com nossos jovens. Precisamos vencer a luta contra a droga e contra o crime, daí estamos organizando um audacioso na área de esportes e na área da cultura.

Vamos construir dezenas de quadras esportivas nos bairros, quatro grandes escolas e dois grandes centros de educação infantil, além de centros culturais nos bairros para dar aos nossos jovens a oportunidade de praticar algum esporte, de conhecer algum instrumento musical. Vamos também fortalecer alguns movimentos, como os grupos de teatro e grupos esportivos.

É preciso que o nosso jovem desperte interesse por algum projeto cultural, esportivo ou profissional. Enquanto ele não despertar para alguma coisa, você não constrói a alavanca de que falava Arquimedes.

Bruno Muniz disse:
30/07/2009 às 12:14
Na teoria o projeto é ótimo.
Mas quando sai do papel ? Quando começa essas construções de quadras, centros culturais ?

Bruno Muniz disse:
30/07/2009 às 11:35
aproveito para colocar a pergunta levantada no outro post por “Francisco Bonifácio”, pois tambem quero saber a resposta:

Por Francisco Bonifácio:
Tô doido prá saber quando é que le vai mudar as lãmpadas da cidade e colocar no minimo uma iluminação decente e correta de 100W ou mais.
Não aguentamos mais , tanta escuridão em Olinda, nem no tempo da colonização portuguesa.
Se esse prefeito não fizer nada , nem conte com o meu voto!
E.T. - Abra processo administrativo para saber quem licitou aquelas lamparinas de 25w para nossa cidade.

Daniel Tabosa disse:
30/07/2009 às 11:44
Renildo, por que a cidade é tão mal iluminada ? Andar a pé, à noite, pelas ruas de Bairro Novo e Casa Caiada tornou-se uma atitude imprudente, visto que a escuridão provê um cenário perfeito para a ação de assaltantes e estupradores. Não dá para melhorar a iluminação da cidade ?

Renildo Calheiros disse:
30/07/2009 às 12:13
Meus caros Daniel e Bruno Muniz,

dentro de alguns dias, estará saindo o edital de licitação para a área de Iluminação em Olinda. Espero melhorar muito este serviço, pois reconheço que uma boa iluminação deixa a cidade mais bonita e oferece melhores condições para uma segurança mais adequada.

Embora a questão da segurança pública seja de responsabilidade do Governo do Estado, pois é ele quem tem orçamento para isso, a PM e a Policia Civil, estamos inscrevendo a cidade de Olinda em vários programas federais. Iremos também aumentar o efetivo e capacitar nossa Guarda Municipal para que ela, com a presença nas ruas e interagindo com a comunidade, auxilie nesse esforço que está sendo desenvolvido pelos governos do Estado e Federal.

Gilson Raimundo disse:
30/07/2009 às 11:50
Prefeito, ainda sobre as vias da cidade, e a perimetral? Existe projeto para melhorar o acesso?

Renildo Calheiros disse:
30/07/2009 às 12:18
Gilson,

a Perimetral é uma via estadual muito importante para a cidade. É também um dos nossos gargalos. no inverno, são abertos muitos buracos, causando muitos transtornos. Fizemos várias operações tapa-buraco, mas com a chuva os buracos abrem novamente, pois a Perimetral não tem serviço de drenagem. Nós procuramos o DER e estamos propondo uma parceria para fazermos a drenagem e ainda a duplicação da Perimetral. Ela é importante não só para Olinda, mas a Região Metropolitana. Esse é mais um dos problemas que nós não temos como resolver se não conseguirmos o dinheiro no Estado ou na União, porque Olinda, com a arrecadação que possui, não tem recursos próprios para obras caras. A solução é essa que estamos buscando: convencer o DER a realizar a obra.

Com os nossos recursos, o máximo que se consegue é tapar os buracos.

Nathalia disse:
30/07/2009 às 11:52
Renildo
Por que não aproveita e chama Pierre Lucena para ser Secretário de Educação?
Nós professores não merecemos estes petistas.
Boa sorte
FUI

Renildo Calheiros disse:
30/07/2009 às 12:19
Sua ideia é muito boa, mas o Pierre ganha um salário muito alto na universidade e no Acerto de Contas, contudo vale a ideia! É um assunto a ser analisado.

mar disse:
30/07/2009 às 11:52
Prefeito qual medida o Senhor adotará para melhorar o transporte coletivo dos moradores de Olinda. Falo da implantação de corredores de transporte, terminais de integração, etc. Qual projeto a prefeitura está tomando nesse sentido?

Renildo Calheiros disse:
30/07/2009 às 13:00
Mar,

Além do corredor da Kennedy, já falado antes, estamos estruturando a Integração do Caenga e um audacioso projeto de transporte coletivo nos Altos que, dentro de alguns meses, irá receber vans novas e microônibus novos, com ar-condicionado.

Estamos também estudando alternativas de alterações viárias para melhorar o trânsito em vários corredores da cidade.

Daniel Tabosa disse:
30/07/2009 às 11:53
Renildo, uma última questão: a recente reurbanização da área do fortim já está apresentando problemas pois os carros e ônibus agora trafegam pela pista de paralelepípedo, que está afundando (era óbvio que não aguentaria o peso do tráfego intenso). Por que isso aconteceu ? Não estava previsto no projeto ?

Renildo Calheiros disse:
30/07/2009 às 13:05
O calçamento do Fortim está com problemas devido a erros da empreiteira contratada, mas a procuradoria-geral da prefeitura está tomando as medidas cabíveis para que a questão seja corrigida. Para tanto, a última parcela do pagamento dessa empresa está suspenso e só deverá ser feito após a resolução do problema.

Artur Ugiette disse:
30/07/2009 às 11:54
Bom dia. gostaria de saber do Sr prefeito, quais os projetos que estão sendo planejados para a Copa da 2014, se ha algum projeto em conjunto com as outras cidades da RMR para valorização do patrimonio cultural(enorme da RMR) e qual a sua visão sobre a copa de 2014 na vida da população de PE…

Renildo Calheiros disse:
30/07/2009 às 12:35
Artur,

nós estamos fazendo um grande esforço para melhorar a infra-estrutura turística de Olinda, com vários projetos em andamento. Só para citar alguns: a requalificação do Fortim, a requalificação da Sé, a já mencionada urbanização da orla, a implantação do pier Olinda que está em fase final de eslaboração do projeto, a ampliação do nosso calendário cultural e outros projetos que estamos estruturando. São necessários, contudo, fortes investimentos em nossa rede hoteleira, pois Olinda não pode apenas ser visitada pelo turista como pe hoje. Olinda precisa receber o turista.

É preciso um grande projeto que dê a Olinda essa estrutura. estou trabalhando muito nisso, mas não é o caso de revelar isso agora porque não há as coisas não estão consolidadas. Quero aproveitar para dizer que estamos finalizando um projeto de lei que irá permitir o transporte coletivo turístico na Cidade Alta para implantarmos as “jardineiras” que são utilizadas em algumas cidades turísticas pelo mundo afora. Isso irá permitir que o turista possa visitar todos nossos pontos históricos e áreas de interesses turístico sem precisar fazer grande esforço físico e de maneira confortável, com o tratamento adequado.

Em poucos dias, apresentaremos publicamente o projeto para ser discutido, criticado, melhorado e implantado.

Mário Lemos disse:
30/07/2009 às 11:55
Renildo, a Folha de Pernambuco traz hoje uma matéria com a ex-prefeita Luciana Santos, que não renega uma possível participação do PCdoB na disputa pelo Senado. Há realmente esta chance de compor com a coligação do governador? Não já tem muito peixe grande brigando para entrar nessa disputa?
_____________________

Nota do blog:
A matéria citada pelo leitor Mário Lemos está em nossa clipagem local de hoje. Aos que desejarem lê-la, basta clicar no seguinte link:

http://acertodecontas.blog.br/clipagem/luciana-pcdob-e-uma-opcao/

Att.
André Raboni
Redator do blog

Renildo Calheiros disse:
30/07/2009 às 12:40
Mário,

Pernambuco tem uma representação que não corresponde ao quadro político real do estado. Aqui, Lula tem uma aprovação de quase 90%. Pernambuco é o estado da federação que mais está recebendo obras de infra-estrutura do Governo Federal. Na contramão da história, os 3 senadores de Pernambuco são os opositores mais radicais do presidente Lula. Na próxima eleição, tenho certeza que Pernambuco irá corrigir essa distorção e teremos 2 senadores do nosso campo representando Pernambuco.

A Luciana é, hoje, um nome que também tem essa dimensão, contudo é necessário politicamente considerarmos outros fatores. Esta eleição pe casada, conjunta, para presidente, governador etc… E devemos considerar a harmonia e a unidade de nossas forças, deixando o governador Eduardo Campos no comando do processo e em condições políticas de montar a melhor chapa.

As disputas antecipadas e exarcebadas é um desserviço às nossas forças e à nossa vitória. Penso, portanto, que o caminho natural para a Luciana é disputar um mandato para deputado federal.

Daniel Tabosa disse:
30/07/2009 às 11:57
Prefeito, pra finalizar, tô vendo nas fotos que você está rodeado de tricolores ilustres (Pierre, Anizio e Inácio França). Não vai me dizer que voce torce pela “coisa” - rs rs rs rs

Anizio Silva disse:
30/07/2009 às 12:18
Daniel, embora não seja verdade, mas valeu pelo “tricolor ilustre”.

O prefeito torce para um clube de tons róseos; pelo jeito - e se tudo der certo para o Mais Querido - nos encontraremos em 2011, na série B…

Marco Bahé disse:
30/07/2009 às 12:24
Anizio,

Pode até ser que o Náutico caia para série B em 2011. Difícil está é o Santinha subir até lá…

Renildo Calheiros disse:
30/07/2009 às 12:23
Daniel,

Eu sou torcedor no Náutico. Achando pouco o sofrimento, fundamos o Olinda futebol Clube, que vai disputar a segunda divisão do Campeonato Pernambucano em 2010, o que já está acertado com o presidente da FPF, Carlos Alberto Oliveira. A cidade vai entrar no contexto futebolístico de Pernambuco e terá 2 equipamentos importantes: o Olindão, no Jardim Brasil - que foi reformado e vai agora receber arquibancada para 3 mil pessoas - o novo estádio em Rio Doce, com capacidade aproximada para 15 mil pessoas, cujas obras já começaram e, a partir de setembro, quando o verão consolidar irá acelerar o processo de construção. O estádio ficará pronto no primeiro semestre de 2010.

Zeka Lima disse:
30/07/2009 às 12:13
Sr. Renildo, eu não sou residente de olinda estava apenas acompanhando o chat, mas já que citaram o SENADO… O senhor falou da briga pela CPMF, o corte que foi feito. Quando o PT/PCdoB eram oposição foram contra a CPMF, e enquanto situação brigaram pela não extinção da mesma. De todo modo quem era situação na época, hoje brigou pelo corte. Quando será possível discutir qualquer assunto da administração pública de maneira administrativa e não política ?

Renildo Calheiros disse:
30/07/2009 às 12:55
Zeka,

tenho a mesma esperança que você!

Mas vamos as fatos: a CPMF era uma realidade, arrecadava quase R$ 46 bilhões, dinheiro que entrava na conta da União diariamente. Esses recursos eram aplicados principalmente na saúde, mas também em programas sociais como o Bolsa-Família, entre outros.

Era um dinheiro arrecadado dos mais ricos, principalmente das grandes transações financeiras das grandes empresas e distribuído para beneficiar os mais pobres, ou seja, as pessoas beneficiadas pelos programas sociais e usuários do sistema público de saúde. Em um País, com tantas desigualdades, se você tivesse que acabar com algum imposto, não deveria ser esse.

Só para você ter uma ideia, há um caso muito conhecido porque foi noticiado na época. Um grande empresário de Goiás ofereceu um jantar em Brasília porque, com a queda da CPMF, a empresa dele numa só tacada fez uma economia de 4 milhões e 800 mil por ano.

Qual a realidade da Saúde Pública hoje? Apesar dos esforços feitos, é crise para todo lado. Ressalvado o mau gerenciamento em um ou outro lugar, quase sempre a origem dos problemas são os poucos recursos disponíveis

Márcio disse:
30/07/2009 às 12:35
Renildo,

E a 5ª etapa de Rio Doce? Há algum projeto para calçamento daquelas ruas ou o povo daquela área vai continuar sendo beneficiado apenas com patrocínio para quadrilhas e troféus para torneios de futebol, como faz o Sr. Biai e alguns vereadores? Obrigado.

Renildo Calheiros disse:
30/07/2009 às 13:10
Temos sim, Márcio.

Estamos organizando projetos para calçar algumas ruas em Rio Doce e Jardim Atlântico.

Pierre Lucena e Marco Bahe disse:
30/07/2009 às 12:36
Pessoal
Estamos fechando o chat, pois já passa de 12:30h.
Renildo vai responder as perguntas que ainda estão no ar.
O Acerto de Contas agradece a participação do Prefeito, e de todos os leitores que participaram.
Abraço

Pierre e Marco

Renildo Calheiros disse:
30/07/2009 às 13:13
Quero agradecer a todos pela atenção e pelo debate de alto nível. Contudo, quero me desculpar pela demora em algumas perguntas, mas explico que essa lentidão foi causada por Pierre e Bahé, que puxavam assunto o tempo todo, distraindo o entrevistado.

abraço a todos!

Nenhum comentário: