quinta-feira, 9 de julho de 2009

Suspeita de leptospirose em Olinda


Água e lixo ficam acumulados na Rua 25 de dezembro. Foto e reprodução: Júlio Jacobina/DP/D.A Press

Cidade Tabajara - Dono de lan house morreu com sintomas da doença, mas confirmação depende de resultado de exame feito pelo Lacen

Enquanto a água escorre e o lixo se acumula na Rua 25 de Dezembro, no bairro de Cidade Tabajara, Olinda, os moradores convivem com o medo de contrair leptospirose, doença causada por uma bactéria presente na urina dos ratos. O receio aumentou nesta semana, por causa das chuvas e da morte de José Adilson da Silva, o dono de uma pequena lan house que morava e trabalhava no imóvel de número 11 da via. Quatro dias após o início dos sintomas, ele foi socorrido para o Hospital Barão de Lucena (HBL), após começar a cuspir sangue e apresentar crises semelhantes a convulsões. Na unidade, ele sentiu um dos sintomas clássicos da doença: dores fortes nas panturrilhas. Mesmo sendo atendido na Unidade de Terapia Intensiva e fazendo hemodiálise no leito, Adilson morreu às 21h do último domingo e foi enterrado na última segunda-feira. A causa da morte foi disfunção múltipla dos órgãos e insuficiência renal. Na ficha hospitalar do paciente, a suspeita é de leptospirose. A confirmação só será possível após o resultado das análises que o Laboratório Central de Pernambuco irá fazer em uma amostra de sangue do paciente.

O HBL notificou o óbito ontem à Secretaria de Saúde de Olinda, que deverá investigar o caso. Mas até o fechamento desta edição, a diretora de Vigilância em Saúde de Olinda, Márcia Marcondes afirmou não ter recebido a notificação. Se confirmada, essa terá sido a sexta morte por leptospirose no estado neste ano. A segunda em Olinda. A doença fez duas vítimas no Recife, uma em Timbaúba e uma em Frei Miguelinho.

Para os moradores da Rua 25 de Dezembro, o óbito foi o desfecho mais cruel da combinação de lixo e lama, que se arrasta de verão a inverno. Situação que se agrava com a falta de definição sobre a divisão da rua entre os municípios de Olinda e Paulista. A própria investigação epidemiológica da morte depende disso.

Dedetização - Márcia Marcondes, informou que tão logo receba a notificação enviará uma equipe com GPS ao local onde José Adilson residia. O objetivo é fazer um georreferenciamento da área e cruzar osdados com a base cartográfica da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco para confirmar se Adilson era mesmo morador de Olinda. Na própria casa onde o dono da lan house morava, a conta de energia traz o nome de Olinda. Já no cabeçalho da fatura de água, o endereço aparece como pertencente a Paulista. Se a morte tiver ocorrido no território de Olinda, esse pode ser o segundo óbito por leptospirose no município.

Ontem, agentes de endemia de Olinda estiveram no local fazendo a dedetização das residências de metade da rua, a parte que eles disseram que faz parte daquele município. No mesmo horário, o gerente de Limpeza Urbana de Paulista, Sérgio Amâncio, passou pelo local para verificar se havia lixo na metade da rua que, segundo ele, pertence à cidade para a qual trabalha. O curioso é que mesmo com tanta gente aparentemente de "olho" no local, os moradores se queixam de problemas que se amontoam e que não são resolvidos por nenhuma das prefeituras.


http://www.diariodepernambuco.com.br/2009/07/09/urbana7_0.asp

Nenhum comentário: