terça-feira, 28 de julho de 2009

Olinda: Padroeiro festejado a partir de hoje

Marcela Alves

A partir de hoje, os fiéis olindenses darão início as comemorações da festa do Senhor Salvador do Mundo, padroeiro do município e da Arquidiocese de Olinda e Recife, que tem as ações de graça do dia 6 de agosto reservadas para ele. Até lá, durante os próximos nove dias, várias celebrações, na cidade Patrimônio Cultural da Humanidade, irão festejar com muito louvor e orações o novenário dedicado ao padroeiro. O início dos festejos será marcado pela tradicional Procissão da Bandeira, que hoje, às 18h, sairá da Paróquia de São José e seguirá, em direção a Catedral da Sé.


De acordo com a coordenadora de asssuntos reçigiosos da Prefeitura de Olinda, Olinda Dorotéia Lessa, cerca 400 pessoas são esperadas para a procissão que sairá do bairro de Casa Caiada e após passar pela avenidade Getúlio Vargas subirá até o Alto da Sé pela praça Doze de Março, aonde irão terminar o cortejo na Catedral. Lá, uma missa celebrada pelapadre José Severino, da paróquia de São José irá celebrar uma missa, às 19h, que marcará o fim da procissão. “As nossas expectativas são as melhores possíveis. Até porque, normalmente, a Catedral da Sé fica lotada duramte o novenário e, principalmente, no primeiro dia”, disse Dorotéia.


Esse ano, as comemorações irão girar em torno do tema ‘Catequese e Transfiguração, Fontes de Amor e Salvação’, que pretende propocionar um clima de oração, espiritualidade e evangelização para os fiés que irão participar dos eventos proposto até o próximo dia seis, que marca o feriado no município e a Transfiguração do Senhor. No mesmo dia haverá a também tradicional procissão com a imagem de Jesus Cristo - Salvador do Mundo, que sairá da Matriz de São Pedro Mártir, às 16h, em direção a Catedral da Sé, onde será realizada a celebração eucarística de encerramento dos festejos.

TRANSFIGURAÇÃO

A transfiguração do Senhor Salvador do Mundo é expliicada, no Evangelho de São Mateus, como a aparição de Jesus, em estado glorioso, aos apóstolos João, Tiago e Pedro, no Monte Tabor, Palestina. A história conta que Jesus havia convidado os discípulos para rezar quando aconteceu a transfiguração: ele mostrou-se iluminado aos apóstolos. Ao lado de Cristo transfigurado, apareceram os profetas Elias e Moisés. Desde 1535, está instalada em Olinda, na Catedral da Sé, a Paróquia do Senhor Salvador do Mundo.


Folha de Pernambuco


OLINDA URGENTE - MAIS DE 175.000 ACESSOS E 3.000 POSTAGENS - UM BLOG EM DEFESA DE OLINDA

.

Nenhum comentário: