sexta-feira, 3 de julho de 2009

Olinda - Ouro Preto: xodó do novo arcebispo


Severino e Zuleide de Lima participaram de Encontro de Casais com Cristo. Foto: Juliana Leitão/DP/D.A Press

Marcionila Teixeira // Diario

A marca de dom Fernando Saburido está por todos os lados naquele templo, o principal de Ouro Preto, no subúrbio olindense. É como se as pregações do religioso ainda estivessem ecoando entre as extensas paredes e bancos de madeira do lugar.

A última vez em que exerceu a função de padre foi lá, na Paróquia São Lucas, a mesma que ajudou a construir. Foram três longos anos de rifas e festas que varavam a madrugada para levantar verba e construir o templo. Para os fiéis, dom Fernando tinha essa característica. Arregaçava as mangas e fazia o que fosse preciso, principalmente pelos mais pobres. Ainda hoje é lembrado como alguém humilde, que levou para a matriz de Ouro Preto mais de 30 pastorais que durante sua gestão atuavam em diversas vertentes sociais. Chegou a ser batizado como Xodó de Ouro Preto e como Dom Dom, contaram ontem os católicos que moram no bairro.

Vani Marques, 45 anos, lembra do casamento dela, celebrado por dom Fernando em um dia de sábado, às vésperas de uma viagem do religioso para Roma. "Ele era assim. Se tinha um compromisso, cumpria. Ele marcou minha vida porque também batizou meus dois filhos. Um deles só comungou até hoje com ele", conta Vani, que é secretária da matriz e trabalhou com o futuro arcebispo de Olinda e Recife.

Há sete anos no templo, o padre Fabiano Cabral dos Santos conta que chegou a enfrentar reações de muitos católicos ao assumir o posto deixado por dom Fernando. "Ele, inclusive, conversou na época com os fiéis para explicar que as pessoas são diferentes e precisam ser respeitadas. Ele é muito conciliador", lembrou. Para ele, é provável que aconteçam mudanças no lugar, mas somente o tempo irá dizer quais serão.

A matriz de Ouro Preto é considerada "a menina dos olhos" de dom Fernando, mas o número de pastorais caiu para cerca de 15 com o afastamento dele. Um dos sonhos dos paroquianos, uma creche, também nunca saiu do papel. O Encontro de Casais com Cristo (ECC) é um dos serviços mais importantes mantidos hoje na igreja. Dele fazem parte o casal Severino e Zuleide de Lima, ambos com 65 anos. "Ele tinha um trabalho de acolhimento sem reservas", contou o casal.

A distância entre Sobral, onde o religioso passou os últimos anos, e Ouro Preto, não afastou dom Fernando dos católicos do bairro olindense. Todos os anos, em junho, mês de aniversário do futuro arcebispo, uma comitiva de casais do ECC viajava para Sobral onde comemoravam a data. A partir de agora, a festa promete ser na própria igreja. "A indicação dele pelo papa foi um presente que a paróquia ganhou", completou Lourdes Gomes, 55.


http://www.diariodepernambuco.com.br/2009/07/03/urbana4_2.asp

Nenhum comentário: