sexta-feira, 31 de julho de 2009

Olinda: Renantique participa do Encontro


Foto: Divulgação

Evento será realizado entre os dia 05 e 12 de agosto

Com apoio do governo do Estado de Sergipe, o conjunto de Música Antiga Renantique participa dos cursos do VII Encontro de Música Antiga de Olinda, que será realizado entre 05 e 12 de agosto. Os cursos serão ministrados por professores de renome internacional, como: Karine Serafin (França – canto barroco), Mario Orlando (RJ – viola de gamba e danças renascentistas), Rodrigo Calveyra (RS/França – flauta doce), Edmundo Hora (São Paulo – cravo) e Homero Magalhães Filho (RJ/França – conjuntos instrumentais e vocais).

Estão previstos concertos do Renantique no sábado, 8, no auditório da Livraria Cultura de Recife e outro no domingo, 9, no Mosteiro de São Bento, em Olinda. O Conjunto de Música Antiga Renantique vai apresentar um repertório com canções que vão século X ao século XVI: música de danças medievais e renascentistas, músicas do tempo das Cruzadas, Cantigas de Santa Maria do rei Afonso X, música do Troubadours e Trouvéres, Carmina Burana, música Elizabetana, música da Corte de Henrique VIII, música do teatro de Shakespeare, música Franco-Flamenga do século XV, música ibérica do século XVI, música do Trecento Italiano, canções francesas do século XVI e do Livro Vermelho de Montsserrat.

Histórico

O grupo existe há treze anos e é pioneiro na pesquisa, prática e divulgação da música medieval e renascentista em Sergipe, abrangendo um repertório que vai do século XI ao século XVIII. Possui estrutura de um broken consort renascentista, com combinações de vários instrumentos de famílias diferentes (cordas, sopro e percussão), cópias autênticas de instrumentos da Idade Média e Renascença.

Integram o Renantique: Emanuel Vasconcelos (alaúde), Marcus Éverson (flautas e baixo), Pedro Marcelo (percussão), Gustavo Adolfo (viola de gamba), Ednei Arnon (tenor) e Juliana Almeida (soprano).


http://www.infonet.com.br/cultura/ler.asp?id=88193&titulo=cultura


OLINDA URGENTE - MAIS DE 175.000 ACESSOS E 3.000 POSTAGENS - UM BLOG EM DEFESA DE OLINDA

.

Nenhum comentário: