quinta-feira, 23 de julho de 2009

Gripe AH1N1: Adolescente em estado grave em Olinda

Adolescente em estado grave em Olinda

Saúde // Mineira de 17 anos, que passava férias em Porto de Galinhas, está internada na UTI de um hospital privado com sintomas da nova gripe

Rafael Dias
rafaeldias.pe@diariosassociados.com.br

Pernambuco registrou ontem a suspeita mais grave de gripe suína, como popularmente é chamada a gripe AH1N1.

Jovem internada no Prontolinda corre risco de morte

A paciente é uma jovem mineira de 17 anos, que está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Prontolinda, em Bairro Novo (Olinda), desde a tarde da última terça-feira. Já houve suspeita de casos graves no estado, que necessitaram de internamento tanto na rede pública quanto privada, mas esta é a primeira vez que alguém é levado à UTI com prováveis sintomas pela nova gripe. Outra jovem, de 16 anos, de Fernando de Noronha, também está sob investigação e deve ser encaminhada hoje ao Hospital Universitário Oswaldo Cruz, no Recife, para fazer exames, mas, diferente da outra adolescente, ela já apresenta melhoras. Além desses dois casos, mais quatro foram considerados suspeitos ontem pela Secretaria Estadual de Saúde. Outros 23 foram confirmados até então.

A adolescente mineira de 17 anos está desde a terça-feira da semana passada no estado, coincidentemente o mesmo dia em que começou a apresentar os sintomas do influenza. Segundo a equipe médica do hospital, ela viajou com a família e amigos para passar as férias escolares na praia de Porto de Galinhas. Além dela, outros amigos também se queixaram de febre e tosse e decidiram procurar um posto de saúde do município, onde foram medicados e liberados em seguida. Mas só ela teve piora no quadro clínico.

Tem alguma dúvida sobre a gripe suína? Faça a sua pergunta aqui

Cinco dias depois, sentindo falta de ar e tosse crônica, a jovem foi transferida na última segunda-feira para o Recife. Atendida inicialmente no hospital Unimed Recife, foi internada, às 18h30, no Prontolinda, já com diagnóstico de pneumonia. O caso só veio à tona ontem, depois que ela já estava na UTI há quase 24 horas. De acordo com o primeiro boletim médico, divulgado no final da manhã de ontem, seu estado inspira muitos cuidados. Isso porque a paciente respira com a ajuda de aparelhos, está sob sedação induzida e não apresenta evolução do quadro.

"O que podemos adiantar é que a garota está respirando por aparelhos e corre risco de morte, mas seu estado geral é estável desde a manhã de ontem", informou o médico-infectologista Moacir Jucá, que coordena a equipe médica. Bastante abalada com a notícia, a família não quis falar com a imprensa. A mãe da garota, que esteve ontem no hospital, pediu apenas, por meio dos médicos, respeito à privacidade da filha. Parte dos familiares e dos amigos já voltou à Minas. Ontem à tarde, um técnico da Secretaria Estadual de Saúde fez a coleta de secreções nasais e traqueais da paciente, que foram enviadas ao Instituto Evandro Chagas, em Belém (PA). O resultado das amostras devem sair em oito dias.


http://www.diariodepernambuco.com.br/2009/07/23/brasil1_0.asp



OLINDA URGENTE - MAIS DE 173.000 ACESSOS E 3.000 POSTAGENS - UM BLOG EM DEFESA DE OLINDA.
.

Nenhum comentário: