quarta-feira, 1 de julho de 2009

Dom Fernando Saburido é o novo arcebispo de Olinda e Recife


O bispo de Sobral, no Ceará, vai assumir o lugar de Dom José Cardoso Sobrinho; informação já foi confirmada pelo Vaticano nesta quarta-feira, após renúncia de Dom José

Da Redação do pe360graus.com

O novo arcebispo de Olinda e Recife será Dom Fernando Saburido. Ele vai assumir o lugar de Dom José Cardoso Sobrinho. A informação já foi confirmada pelo Vaticano. Atualmente, Dom Fernando Saburido é bispo da cidade de Sobral, no Ceará.

O anúncio foi feito nesta quarta-feira (1º) pelo papa Bento XVI que aceitou o pedido de renúncia de dom José Cardoso, que prescreve a renúncia do bispo ao completar 75 anos. Dom José completou 76 anos na última terça-feira (30).

O novo arcebispo de Olinda e Recife tem 62 anos, é pernambucano de Cabo de Santo Agostinho e foi ordenado padre pela Ordem de São Bento (OSB) em 1978. Nomeado bispo auxiliar de Olinda e Recife, recebeu a ordenação episcopal em agosto de 2000 e, em 2005, foi nomeado bispo da diocese de Sobral. Dom Antônio Fernando já foi presidente do Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Dom Fernando assume a arquidiocese em 16 de agosto, dia em que ele também chega ao Recife. Por enquanto, o bispo continua em Sobral. Em carta a Dom José Cardoso Sobrinho, o novo arcebispo afirma considerar uma "graça especial a feliz coincidência de estar sendo chamado para Olinda e Recife no ano do centenário do carismático Dom Hélder Câmara". A posse acontecerá na Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, no Geraldão.

Em resposta, Dom José lembrou que Dom Fernando Saburido iniciou a formação sacerdotal na Arquidiocese que agora assume e desejou ao novo arcebispo "fidelidade e perseverança". "Mais intensa e vibrante deve ser agora a exultação do povo de Deus ao acolhê-lo", escreveu.


.

Nenhum comentário: