quinta-feira, 2 de julho de 2009

Olinda: Reconhecimento - CNPq concede prêmio para o Espaço Ciência


O museu, que completa este ano uma década e meia de atividades, é o ganhador do 29º Prêmio José Reis de Divulgação Científica. O diploma vai ser entregue na abertura da SBPC, em Manaus, dia 12

O Espaço Ciência, museu estadual que completa 15 anos de atividades, é o ganhador do 29º Prêmio José Reis de Divulgação Científica. Concedido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), é o mais importante prêmio da área. O diploma será entregue dia 12, na abertura da 61ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Manaus. O governador Eduardo Campos, ex-ministro da Ciência e Tecnologia, deverá receber a honraria.
O museu, ligado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, fica no Complexo de Salgadinho, em Olinda, e recebe cerca de 100 mil visitantes por ano, a maioria alunos de escolas estaduais à procura de experimentos que auxiliam no aprendizado de ciências. Mas a capacidade de público é três vezes maior. O diretor do Espaço Ciência, Antônio Carlos Pavão, diz que falta transporte. “Muitas escolas deixam de trazer seus alunos porque não têm um ônibus”.

A solução está num projeto que prevê a aquisição de 20 coletivos. “Esse é o déficit mas, para começar, dois é o mínimo”, afirma Pavão, que é professor do Departamento de Química da UFPE e está há 14 anos à frente da entidade. Além de resistir às mudanças de governo, conseguiu, em 2005, investimentos de R$ 15 milhões para o museu. O dinheiro foi aplicado na ampliação, implantação de trilhas temáticas e adequação do prédio.

O custo de um ônibus é de R$ 250 mil. “Um deputado podia fazer um projeto de emenda orçamentária ou uma empresa poderia doar”, apela. Além de transporte, o Espaço Ciência precisa adquirir novos experimentos e melhorar a infraestrutura. “Um museu interativo tem que estar atualizado”, justifica Pavão.

O CNPq recebeu 47 inscrições para o prêmio, que este ano será atribuído na categoria instituição. É que o concurso, uma homenagem ao cientista e jornalista carioca José Reis (1907-2002), é concedido anualmente, em esquema de rodízio, nas modalidades instituição, jornalismo e divulgação científica.


Jornal do Commercio
.

Nenhum comentário: